Escolha uma Página

Instalar WordPress em servidor local é realmente necessário?

por

Usuários de WordPress com perfil de marketeiros ou designers (não de programadores) sempre perguntam se é necessário instalar WordPress local para desenvolver o site antes de subir para o servidor.

Isto é necessário em alguns casos, por exemplo, se você está trabalhando num projeto em WordPress como desenvolvedor em PHP/HTML/CSS.

Neste caso até pode ser interessante ter o WordPress instalado no seu locahost para programar, fazer testes etc de forma mais rápida. Mas mesmo nesses casos muitos preferem trabalhar em servidor online também.

A questão é que se você vai trabalhar numa abordagem baseada em soluções amigáveis como editores visuais de páginas instalar localhost é dispensável, e na verdade pode ser uma prática ruim e prejudicial pelos problemas que você pode encontrar de incompatibilidades.

Digo isso porque essa abordagem pode atrasar a publicação do site quando estamos falando de situações que tem que ser resolvidas mais rapidamente.

Sem pressa, mas sem perder tempo

Por exemplo, você vai iniciar uma campanha no Google ou no Facebook e precisa de um novo site com umas 3 páginas e um formulário de contato.

A campanha já está toda configurada pronta pra rodar, mas a produção do site acaba atrasando porque você está batendo cabeça com Wamp, Mamp, Xampp, Lamp ou alguma outra forma de executar servidor web no seu micro.

Mas por que essa complicação toda? É melhor instalar o WordPress no servidor, organizar tudo, e simplesmente apontar o domínio pra ele quando estiver ok.

Não seria necessário ficar enviando as coisas via FTP, exportando dump de Mysql. Simplesmente apontar o domínio e atualizar a URL, ou seja, um procedimento muito mais fácil.

Mas então nunca se deve instalar em localhost? Não é isso. Quando se cria um site com alguma complexidade que exija programação pode ser interessante testar em ambiente de desenvolvimento local à parte. Mas com o cuidado de que ambiente de desenvolvimento e produção estejam nas mesmas condições de funcionamento, para evitar que o site funcione em um mas não funcione no outro.

Mas nos casos mais cotidianos, principalmente de sites com as funcionalidades mais padronizadas, como páginas, blog, formulário de contato, edição de metadados para SEO, galeria de fotos entre outras, instalar o WordPress num servidor web de fato e desenvolver direto nele é melhor do que instalar WordPress local.

Pra quem precisa fazer um site rápido é uma ótima pedida!

Quer mais agilidade?

Gostaria de reduzir o tempo que você gasta para produzir um site com, por exemplo, 1 landing page, um blog e um formulário de contato usando WordPress? Deixe seu nome e email para que a gente possa iniciar uma conversa.

Enviando dados, aguarde um instante.

Vamos manter contato?

 

Deixe seu nome e seu email para iniciarmos nosso contato. Somos a WePress/Br e podemos te ajudar se você trabalha com websites.

Enviando dados, aguarde um instante.