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Em quase todas as cidades do Brasil, pessoas que fazem negócios utilizam o Whatsapp para iniciar e se manter em contato com os seus clientes. Por isso é comum que profissionais e empresas também queiram captar leads por Whatsapp em seu site site.

É um fenômeno notável!

Whatsapp é rápido

Uma das vantagens de levar o visitante do site diretamente para o Whatsapp é a possibilidade de resposta rápida.

O Whatsapp é uma ferramenta de chat, que é a ideia de trazer a informalidade da conversa oral para um meio escrito. Isso pode ser ótimo para quem quer fazer negócios do dia-a-dia sem ter que parar ao telefone, redigir um email, ou mesmo visitar uma pessoa.

Whatsapp é quase universal

O telefone celular é usado pela maior parte da população brasileira, em todas as idades e classes sociais. E a maior parte desses celulares tem acesso a internet, podendo usar o Whatsapp como forma de comunicação.

E as pessoas de fato usam. Ainda que atualmente a maior parte da população brasileira seja, em algum nível, alfabetizada, o Whatsapp pode ser usado até mesmo por indivíduos analfabetos.

Isso por meio dos áudios que tanto se enviam hoje e dia.

E o email?

O email é a forma de comunicação via internet mais antiga ainda em uso. E não deve deixar de existir tão cedo.

Apesar da perda de participação no mercado em termos de volume de uso, em comparação com sistemas de mensagem de redes sociais ou celulares (como o “zapzap” ou “whats”), o email continua sendo massivamente utilizado.

Todo tipo de envio de acessos, atualizações, recibos e notificações, confirmações de compra, boletos de cobrança, entre outras milhares de coisas, ainda dependem e “preferem” ser enviadas por email.

Formalidade, organização, segurança

O email é a forma uma das formas mais seguras para enviar certos tipos de comunicação de negócios.

Outra das vantagens do email em relação aos chats simples, como Whatsapp, é que dados enviados por email ficam mais estruturados e seguros.

Em caso de perda de celular, é possível que se percam as mensagens trocadas por lá. Já no caso do email, as mensagens costumam ficar armazendas no servidor, na nuvem. Desse modo que elas não estão tão assim ligadas ao dispositivos de onde saíram ou onde foram recebidas.

O envio de mensagens a partir de formulários HTML (páginas de websites) é uma técnica comum no marketing digital. E também pode ter vantagens em relação a um chat como o Whatsapp em algumas situações específicas.

Num chat simples o usuário pode escrever o que quiser. Mas num formulário é possível pré-definir aquilo que se quer perguntar.

E esses dados podem ficar muito bem guardados tanto numa caixa postal quanto num banco de dados também.

Leads por Whatsapp ou email?

Portanto, captar leads por Whatsapp pode ser uma boa estratégia para sites que comercializam serviços mais padronizados. Também os ramos com maior concorrência, em que a venda é fechada rapidamente etc.

Mas há caso de vendas que exigem maior qualificação de leads antes de iniciar a negociação, ou cujo ciclo é mais longo. Nesses casos o uso de formulários com campos estruturados pode ser mais interessante.

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